quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Soares é discriminado pela Prefeitura

Conforme denunciamos recentemente, na reunião que decidiu as obras do OP (Orçamento Participativo), bairros com o Santa Efigênia, Carmo, Lourdes e Soares foram discriminados pela Prefeitura com argumentos mentirosos, do tipo “obra sem previsão orçamentária”. Os moradores de Soares, que depois de um dia de trabalho se esforçaram para participar da reunião, ficaram decepcionados. E eles tinham razão.
O que Cérson Machado – Secretário de Planejamento - e Jayme Wilson, coordenador da Comissão do OP fizeram foi o que se chama de usar “dois pesos, duas medidas”, pra não dizer que foi pura má-fé.
Para o Soares, Cérson e Jaymão disseram que o problema da ponte, que está caindo aos pedaços, não podia ser resolvido. Alegaram que a obra não poderia ser votada no OP porque, pasmem!, não havia “previsão orçamentária”, e que a obra necessitava de “projeto e licenças ambientais”. No entanto, para outros moradores, o mesmo argumento não valeu.
Diz a ata da reunião, publicada no DOM – Diário Oficial do município – do dia 25 de novembro: “Ata da última audiência pública do Orçamento Participativo, instituído pela Lei 2088/14, regulamentado pelos decretos 169 e 170/15 e pela portaria nº 001/2015, (...) foram escolhidas e votadas as obras/investimentos (...) ampliação e reforma da ponte em Coronel Eurico, no valor orçado de R$ 145.000,00 (cento e quarenta e cinco mil reais) ...”

Está aí a prova mais cabal da discriminação aos moradores de Soares. Para o Vereador Reinaldo Fernandes (PT), “ao discriminar bairros como Santa Efigênia e Soares, a Administração comete um erro grave, porque não se deve fazer isso com as pessoas”. “Se todos pagam seus impostos e vivem na mesma cidade, por nenhuma razão, a Prefeitura deve discriminar este ou aquele bairro”, diz Reinaldo. “A ponte no local é de madeira, não possui corrimão para os pedestres, e nela passa apenas um veículo de cada vez. Recentemente os moradores denunciaram o estado precário da ponte, com madeiras se soltando, furando pneus de carros, correndo o risco de que os veículos caiam no rio Águas Claras. Espero que a Prefeitura repense o que está fazendo com a população de Soares e não deixe para consertar a ponte depois que acontecer uma desgraça”, conclui o petista. 

Pauta de reunião de hoje! Participe!

Acontecerá hoje, 26 de novembro, mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho. Será no Plenário, a partir das 17h30. Participe!

Pauta:


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Incompetência ou Má-fé?

Prefeitura transforma reunião do OP em bagunça; das 6 obras propostas pelo Vereador Reinaldo e aprovadas na reunião do Distrito Sede, Prefeitura exclui 4  

O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) participou, nessa terça-feira, 24/11, da reunião final do Orçamento Participativo. Mas o que era para ser um ensaio de participação popular foi transformado numa bagunça pela Secretaria de Planejamento (sic!) do titular Cérson Machado. O que ele e Jayme Wilson (PSDB) coordenaram na noite de 24/11 foi um arremedo de OP. Na fala de um morador de Coronel Eurico, estavam “fazendo a população de palhaços”.
As reclamações tinham fundamento. Por pura incompetência, ou por má-fé mesmo, Cérson Machado e Jayme Wilson, coordenadores do OP, cometeram uma série de atitudes autoritárias, equivocadas e desastrosas.

Discriminação aos moradores do Santa Efigênia, Lourdes, Carmo e Soares

Das seis obras propostas pelo Vereador Reinaldo Fernandes (PT) e aprovadas na reunião do Distrito Sede, Cérson e Jaymão excluíram quatro. O bairro Santa Efigênia, um dos maiores, dos mais tradicionais e dos mais antigos bairros de Brumadinho foi novamente discriminado. A praça aprovada para o bairro foi cortada por Cérson e Jaymão. Eles alegaram que era “ obra sem previsão orçamentária”. Ora, a reunião era EXATAMENTE para incluir as obras no Orçamento! Alegaram ainda que a obra necessitava “de um estudo de projeto pela SMOSP”, argumento mais sem pé nem cabeça.
Outra obra proposta pelo Vereador Reinaldo e aprovada na reunião do Distrito Sede foi retirada do OP por Cérson e Jaymão, a instalação de uma Academia de Ginástica ao Ar Livre no Bairro do Carmo. Segundo Cérson e Jaymão, a academia para os moradores do bairro do Carmo é “de responsabilidade do Ministério da Saúde”, e não poderia ser do OP.
Mas Cérson e Jaymão não pararam aí! Eles excluíram também a construção de nova ponte na estrada principal na entrada de Soares. Vários moradores de Soares, que depois de um dia de trabalho se esforçaram para participar da reunião, ficaram decepcionados. Cérson e Jaymão alegaram que a obra não poderia ser votada no OP porque, pasmem!, não havia “previsão orçamentária”, e que a obra necessitava de “projeto e licenças ambientais”.
Mas não pararam aí. O Secretário e o Coordenador do OP impediram também que outra obra importante proposta por Reinaldo e aprovada anteriormente fosse votada. Trata-se da construção de 150 metros de Rede de Esgoto para moradias da parte de baixo da Rua Lízio Pacífico Homem de Andrade, próximo às ruas José da Silva Fernandes e José Nem de Figueiredo Neto, onde fica localizada a Casa da Criança da Prefeitura. Cérson e Jaymão disseram que a obra é “de responsabilidade da COPASA”. E decidiram deixar as crianças cheirando cocô o dia interior! Foi um tapa da cara dos moradores do bairro de Lourdes!
Para impedir que a rede de esgoto fosse escolhida, Jaymão e Cérson usaram um argumento muito ruim e falacioso, pois a obra esteve presente no Orçamento do município em 2013 e 2014, e, por mais de uma vez, foi prometida pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sem ser realizada. É como se o Secretário e o Coordenador dissessem que é proibido ao Município fazer rede de esgoto, o que é falso, como se pode verificar na Lei Orçamentária de Brumadinho.

Obras fantasmas incluídas

Curiosamente, ao mesmo tempo em que excluíram obras legitimamente aprovadas na reunião do Distrito Sede, onde eles, Cérson Machado e Jayme Wilson, estavam presentes e não questionaram em momento algum as obras aprovadas, os dois acrescentaram obras que não foram discutidas na reunião. O acréscimo dessas obras levou os presentes a desconfiarem de que estariam tentando beneficiar alguns “amiguinhos” ao incluí-las arbitrariamente, sem que tivessem sido aprovadas pela população.
Mas o absurdo não parava aí, ia além: os dois incluíram até obra “fantasma”, como “reforma do campo Society Salgado Filhos”. Moradores do bairro, presentes à reunião, denunciaram que nunca houve campo society no Salgado Filho.
    
Morador de Coronel Eurico indignado:“Estão fazendo a
população de palhaços”.
Valores questionáveis ou inventados

A impressão que se teve dos valores das obras apresentados por Cérson e Jaymão foi a de que não houve  a necessária seriedade no levantamento dos custos. Ou que “chutaram” os valores das obras. Indignado, um morador de Coronel Eurico reclamava dos valores referentes a apenas 800 metros de calçamento.   
Outra moradora, essa de um condomínio, apontava que a mesma obra apareceu em dois lugares, mas com valores diferentes. E prometeu recorrer das decisões da reunião.
Já no grupo da Sede, o valor de uma obra proposta pelo Vereador Reinaldo e aprovada na reunião do Distrito foi motivo de chacota pelos presentes. Era a construção de um pequeno banheiro no Estacionamento Público, na entrada do bairro São Conrado, para uso dos motoristas que trabalham de aluguel e ficam estacionados ali. A obra foi orçada em R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). “Deve ser com banheira de hidromassagem”, gozou uma moça bem humorada que participava da reunião.
De positivo foi a vontade da população em participar e influenciar nas decisões do Município. Mais de cem pessoas, de vários cantos de Brumadinho, compareceram à Câmara, sedentas por melhorar o local onde moram.
“É uma grande pena que a Prefeitura não trate o Orçamento Participativo com a seriedade e honestidade que ele merece!”, lamentou o vereador Reinaldo Fernandes. “Ao discriminar bairros como Santa Efigênia e Soares, a Administração comete um erro grave, porque não se deve fazer isso com as pessoas; ao agir de forma autoritária, excluindo propostas legitimamente aprovadas pelo coletivo, e incluindo outras que não foram aprovadas, a Prefeitura explicita sua face antidemocrática”, diz. “Espero que tudo que aconteceu tenha sido só por incompetência, porque incompetência a gente até perdoa. Mas se foi por má-fé...”, finaliza o petista.       












quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vereador homenageia cidadãos ilustres

A cada final de ano, acontece na Câmara Municipal de Brumadinho a entrega de honrarias à pessoas indicadas pelos vereadores da atual legislatura. Por via de projeto de decreto legislativo, aprovado sem discussão e votação em plenário, a Câmara poderá conceder a personalidades comprovadamente merecedoras, as seguintes espécies de honrarias:
I. medalhas:
a) do Mérito Legislativo;
b) do Mérito Estudantil “Hilário Campos Amorim”;
c) do Mérito Filantrópico “João Fernandes do Carmo”;
d) do Mérito Desportivo “Tarcísio Friche Passos”;
e) do Mérito da Educação “Maria Dutra de Aguiar”.
II. Títulos:
a) de Cidadania Honorária do Município;
b) de Cidadania Benemérita do Município.
III. Diploma de Honra ao Mérito.

O vereador Reinaldo já homenageou diversas pessoas de Brumadinho desde 2013 e neste ano os escolhidos e escolhidas por Fernandes são:

  • Senhor Roberto Caldeira Barros  - " Medalha do Mérito Filantrópico”
  • Senhora Maria Cândida Viana da Costa e Silva  - título de "Cidadã Honorária do Município de Brumadinho”
  • Senhor José Márcio Romualdo Silva - "Medalha do Mérito Desportivo “Tarcísio Friche Passos” do Município de Brumadinho”
  • Senhor Marcio Roberto Ferreira Lima, “Márcio Nagô” - "Diploma de Honra ao Mérito"
  • Senhor Rafael Barros Pereira Pinheiro - Medalha de Mérito Estudantil "Hilário Campos Amorim"
  • Senhora Ivani Ferreira - Medalha do Mérito da Educação "Maria Dutra de Aguiar"
  • Senhor Marco Antônio do Carmo, "Makin Pinta" - título de "Cidadão Benemérito do Município de Brumadinho"
  • Senhor Vitor José de Oliveira - "Medalha do Mérito Legislativo".

A cerimônia de entrega das honrarias acontecerá no dia 20 de novembro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho. Todas e todos estão convidados!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Orçamento Participativo: votação nesta terça-feira!

Nesta terça-feira, 24 de novembro, a partir das 19 horas, acontece a reunião final (votação) do Orçamento Participativo – OP - de Brumadinho. A lei que criou o OP prevê pelo menos uma reunião em cada distrito do Município, que já foram realizadas. Na reunião de amanhã, a população poderá votar as obras que considera mais importantes para que a Prefeitura realize em 2016, até o limite de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais), em torno de 2% do orçamento para o próximo ano. Quem decide é a população! Serão escolhidas as obras que receberem mais votos. 

A reunião, que tinha sido marcada para o último dia 17 de novembro, foi cancelada e remarcada para amanhã.

Vereador Reinaldo Fernandes (PT), convida a todos para se organizarem e a participarem! “É um momento único na história do Município e não podemos deixá-lo passar em branco”, diz Reinaldo do PT. “É o momento de participar, de mostrar a força da população, hora de lutar por aquela obra que você acha que é a mais importante que a Administração deve fazer”, completa o petista.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Reunião dos vereadores - Participe!

Acontecerá amanhã, 12 de novembro, quinta-feira, mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho. Procurando sempre promover  transparência e participação popular no nosso mandato - como sempre o fazemos - convidamos você, sua família, amigos e vizinhos a participarem! Será amanhã, às 17h30 no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho, Praça da Paz Carmem de Oliveira Gonçalves, s/n, São Conrado. É a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos vereadores, fiscalizar, tomar conhecimento das decisões, questionar/discursar na Tribuna (faça a inscrição antes do início da reunião!). PARTICIPE!

Pauta da reunião:


OBS:
Não entraram na pauta requirimentos, indicações e moções. Segundo nos informou a Câmara, o motivo seria que "a pauta de hoje está muito cheia". 

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Qual deve ser o salário dos próximos vereadores?

Atualmente um vereador recebe R$ 7.480,62 (sete mil, quatrocentos e oitenta reais e sessenta e dois centavos) bruto, em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) líquidos, descontados INSS e IR. Agora, os vereadores atuais vão definir o salário dos próximos vereadores, que assumem em 1º/1/2017.
Um salário alto para vereadores não é justo, já que nossa população ganha salários de modo geral baixos. Por outro lado, um salário muito baixo para vereadores pode colaborar para que eles pratiquem corrupção para receber mais, e a conta acabar saindo mais cara para o cidadão que paga os salários.
Em sua opinião, qual a deve ser o valor do salário dos próximos vereadores? Entre no nosso blog (clique aqui: vereador-reinaldopt.blogspot.com) e dê sua opinião, votando. Se quiser, envie-nos uma mensagem de e-mail, discutindo a questão e dizendo qual valor você acha ser o mais correto: reinaldofernandespt@gmail.com
Participe! Ajude o vereador Reinaldo Fernandes (PT) a votar na proposta mais correta.

R$ 7.480,62
R$ 6.000,00
R$ 5.000,00
R$ 4.000,00
R$ 3.000,00
R$ 2.000,00
R$    890,00  (S. M. corrigido) para 2016
R$ 8.000,00
R$ 10.000,00
R$ outro valor menor do que todos acima
R$ outro valor maior do que todos acima


Volta do trem de passageiros passa por Brumadinho

A volta do trem de passageiros é uma luta antiga de moradores de cidades cortadas pela Estrada de Ferro Central do Brasil, propriedade do Governo Federal e entregue à mineradora Vale durante o Governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ao permitir à Vale o uso da malha viária para transporte de minério e outros produtos, ficou definido que seriam mantidos pelo menos dois horários de viagens de trem de passageiros, o que nunca foi cumprido.
Anteriormente, por Brumadinho passavam três tipos de trem de passageiros, o “Éssi”, o "Mistro" (“Mistrinho”) e o “Vera Cruz”. O último levava-nos até o Rio de Janeiro; os outros dois permitiam a ida, de manhã, até o Barreiro (BH) e a volta, chegando em Brumadinho no início da noite. A luta agora é pela volta desse meio de transporte tão importante em tempos de trânsito tão caótico. A volta do trem contemplará não apenas os brumadinenses mas toda a população do Vale do Paraopeba, podendo nos levar a cidades como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Moeda, Jeceaba. Além disso, seria uma “mão na roda” (ou nos trilhos!) para moradores da região sudeste de Brumadinho como Marinhos, Coronel Eurico, São José.
Precisamos discutir uma alternativa eficiente e sustentável para garantir ao cidadão o seu direito de ir e vir e permitir que ele acesse os benefícios da cidade e seus demais direitos sociais. Por isso, convidamos a todos para participarem desta luta. No dia 7 de novembro, a Associação Trem Bão de Minas – entidade que há muito defende essa causa -  e a Deputada Estadual Marília Campos (PT), Presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, realizam seminário para discutir a questão, num “espaço aberto ao debate democrático, para fomentar a luta pela implantação do sistema de passageiros sobre trilhos na nossa região”. O evento acontece em Brumadinho, na Câmara Municipal, a partir das 08h30min, até às 13 horas. A participação é livre a quem queira discutir o assunto e contribuir com essa luta tão importante e necessária.  

“Estamos atravessando um bom momento”, avalia o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Recentemente, participando do processo de discussão do PPAG, conseguimos listar como uma das três ações prioritárias a respeito de transporte e infraestrutura, o transporte sobre trilhos, o metrô até Betim e volta do trem de passageiros passando por Brumadinho. Então, o momento é de reforçar a organização popular para conquistar essas duas ações tão importantes”, continua Reinaldo do PT. “O governador Fernando Pimentel foi eleito com o amplo apoio das organizações  populares e sindicais deste Estado, a hora é de travar com o Governo esse diálogo, cobrar a volta do trem de passageiros, daí a importância de Brumadinho participar em peso desse Seminário”, finaliza Reinaldo do PT.     

O Seminário será realizado em Brumadinho, na Câmara Municipal, no dia 07 de novembro, sábado, a partir das 08h30min. Participe!

Embarque com a gente nessa luta! Queremos Minas de Volta aos Trilhos.



Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata

Chegou o “Novembro Azul”
Agora é a vez dos homens se cuidar

O câncer na próstata responde por 70% dos casos de câncer nos homens. Do tipo mais agressivo, os negros são os que respondem pela maior parte dos diagnósticos. Essa é uma das razões pelas quais o mês de novembro foi escolhido como período especial para tratar do assunto. Se o mês anterior foi o “Outubro Rosa” – em atenção especial ao câncer de mama – este é o Novembro Azul.
Ao ano são registrados 70 mil novos casos, segundo dados divulgados pelo Inca. Desses, 90% chegam à cura. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde de SP, só no estado, 1.500 homens chegam aos hospitais com problema adiantados e necessitam de intervenção cirúrgica a cada mês.

O que é Câncer de próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto aos fatores de riscos, menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
O câncer de próstata apresenta sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. Um terceiro exame é a ultrassonografia pélvica, que mostra o tamanho da próstata, cujo resultado deve ser analisado em conjunto com as outras informações, do PSA e do toque retal. 
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.

Diagnostico de câncer de próstata

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Prevenção


Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.
“Nós, homens, temos fama de cuidar menos da saúde”, diz o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Temos agora uma oportunidade de mostrar que não é bem assim, marcar uma consulta, conversar com o urologista, é hora de mostrar que somos “macho” mesmo, homens com coragem de fazer o exame de toque retal, de PSA, de ultrassonografia pélvica se o médico recomendar”, completa o vereador petista. “Isso, sim, é ser moderno, é ser homem mesmo!”, conclui Reinaldo do PT.