quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Artistas locais ficam sem seus 400 mil reais

Vereadores Itamar Franco, Ninho, Betinho, Xodó, Ró do Tejuco, Crentinho e Aurélio do Pio, sem um argumento sequer, votam contra artistas locais sob o olhar do Secretário de Planejamento, Cerson Machado, e do Diretor de Cultura, Gustavo Morais

Os artistas locais ficarão sem os R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) em 2015. O dinheiro seria disponibilizado no Orçamento de 2015, através de uma emenda apresentada pelo vereador Reinaldo Fernandes (PT), Presidente do Conselho de Cultura. Apesar de a emenda ter sido aprovada na segunda feira, 15, na reunião das Comissões Permanentes, ela foi derrubada na reunião de ontem, 17 de dezembro. Em pleno Dia de Aniversário de Brumadinho, o presente do Governo Municipal aos artistas locais foi a decepção. 
Os recursos seriam direcionados ao Fundo Municipal de Cultura de Brumadinho e deveriam ser gastos, 100% deles, em Edital Público para beneficiar projetos culturais dos artistas locais. Através dos editais, os artistas locais poderiam apresentar projetos que seriam analisados pelo Conselho de Cultura, e, aprovados, receberiam recursos da Prefeitura de Brumadinho.

Vereadores votam CONTRA a ajuda aos artistas locais
Sete vereadores controlados pelo Prefeito Antônio Brandão votaram contra os artistas locais: Itamar Franco (PSDB), Henerson Rodrigues (PP), o Ninho; Helbert Firmino (PROS), o Betinho; Ró do Tejuco (PTB), Daniel Crentinho (SDD), Aurélio do Pio (PDT) e Vanderlei Xodó (SDD), este acusado recentemente de receber gratificação de função ilegal na Prefeitura.  “Em duas reuniões, esses vereadores não usaram um argumento sequer contra a proposta, apenas votaram contra os artistas locais, o que foi muito lamentável”, disse Reinaldo Fernandes (PT). “Outro fato lamentável foi saber que os vereadores votaram contra a proposta obedecendo ordem do Prefeito Brandão e da própria Secretaria de Turismo e Cultura, do Diretor de Cultura, Gustavo Morais”, lamentou Fernandes. “Eles votaram sob o olhar do Secretário de Planejamento, Cerson Machado, e do Diretor de Cultura, Gustavo Morais, que acompanhavam a reunião.
“Era uma emenda importantíssima, uma vez que o Fundo de Cultura, aprovado recentemente através de uma proposta da própria Prefeitura, existe mas não há nem um centavo nele”, disse Reinaldo. Por ser uma emenda tão importante eu não acreditava que algum vereador fosse posicionar-se contra. Os artistas locais precisam tanto dessa ajuda, e foi muito lamentável a atitude desses vereadores”, concluiu Reinaldo Fernandes
Todas as outras emendas importantes de Reinaldo foram reprovadas. A emenda que impedia o Prefeito Municipal de gastar milhões sem consultar a Câmara foi reprovada, também pelos votos de Itamar Franco, Henerson Rodrigues, o Ninho; Helbert Firmino, o Betinho; Ró do Tejuco, Daniel Crentinho, Aurélio do Pio, Vanderlei Xodó, Herbert Rommaris Ricci, o Cuecão, e ainda Hideraldo Santana. Todos esses vereadores também votaram contra a apuração de denúncias de improbidades administrativas feitas contra o prefeito Brandão.
Os vereadores que votaram contra as emendas de Reinaldo vão permitir que o Prefeito gaste em torno de R$ 174.000.000,00 (cento e setenta e quatro milhões de reais) sem consultar a Câmara Municipal. “Deram uma “carta branca” ao Prefeito, que, só nas últimas semanas, foi denunciado duas vezes na Câmara e uma no Ministério Público por improbidade administrativa, abriram mão da fiscalização que os vereadores têm o direito e a obrigação legal de fazer”, finalizou Reinaldo Fernandes (PT).    

2 comentários:

  1. Lamentável... mto lamentável...
    Triste pela demagogia de certos companheiros...

    ResponderExcluir
  2. É por isso e por tantas outras que Brumadinho está se tornando uma cidade opaca e pouco desenvolvida! Vamos nos lembrar disso na próxima eleição!

    ResponderExcluir