quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Convênio para a construção do Centro de Artes e Esportes na COHAB termina dia 31 de agosto

No dia 09 de março de 2012, a Prefeitura de Brumadinho assinou convênio com o Governo Federal para a construção do CEU no bairro COHAB. O Centro de Artes e Esportes Unificados - C.E.U - incluído no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - do Governo Federal, de 3 mil m², deve abranger em seu espaço mecanismos e áreas de esporte, lazer e cultura, para atender principalmente moradores de localidades em risco social. 

A obra foi iniciada naquele mesmo ano, em outubro - o espaço foi cedido pelo INHOTIM e a empresa vencedora da licitação fez uma "capina" no local. Apenas isso foi feito. 

O CEU da Cohab receberia mais de 2 milhões de reais em investimentos: R$ 2.020.000,00 do Governo Federal e uma contrapartida de 60 mil do Município de Brumadinho. O Governo Federal repassou 382 mil reais para a cidade que nem sequer iniciou as obras - o último repasse aconteceu no dia 24 de abril de 2013. 

O convênio nº 0363338-35 tem término no próximo 31 de agosto. Ou seja: O Centro de Artes e Esportes Unificados não sairá do papel - não por este convênio. A obra foi novamente licitada neste ano e a construtora Mestra foi a vencedora do certame. A Prefeitura publicou no dia 25 de março que o C.E.U iria sair e a população ficou esperando o início das obras, que nunca aconteceu. Quase 3 anos e meio depois da assinatura do convênio, a Prefeitura não conseguiu cumprir prazos e o convênio irá se encerrar. Mais uma vez os moradores do bairro COHAB saem lesados. Mais uma vez o bairro fica sem investimentos. 

O que pode ser feito para o C.E.U. finalmente sair do papel? Talvez um termo de adiamento do término ou a realização de outro convênio - mais meses e talvez anos para ser aprovado! 

O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) lamenta a forma com que administração do Prefeito Antônio Brandão (PSDB) tratou a população da COHAB. "Nós sabemos que esta obra seria importantíssima para os moradores - principalmente para as crianças e adolescentes da  COHAB - que estão suscetíveis às drogas, violência e álcool. O que a administração fez não foi somente a não construção do espaço físico, mas sim o retardamento e a ruptura da esperança de pais, jovens e adolescentes por um futuro melhor através do esporte, da cultura" - disse Reinaldo. "Nós procuramos fazer a nossa parte para que o CEU saísse: encaminhamos diversos ofícios para a Prefeitura, fizemos indicações, publicamos diversas vezes no Jornal De Fato sobre a situação do CEU - sempre questionando o Prefeito e o atraso das obras. Uma das publicações, acredito, foi até um dos motivos para tentaram cassar nosso mandato. Com o término do convênio no dia 31 de agosto, quem perde é a população da COHAB, mais uma vez. Esperamos que o Prefeito cumpra o que ele prometeu no dia 27 de fevereiro deste ano, com ou sem convênio com o Governo Federal" - completou o petista.
No dia 25 de março, em matéria intitulada de "PREFEITO REAFIRMA COMPROMISSO DE REALIZAR OBRA DO CEU NA COHAB" (DOM de 3/3/2015, Ed. nº 379), o Prefeito Antônio Brandão afirmou: "Reforço e reafirmo o compromisso da administração em realizar e entregar essa importante obra à população da Cohab."  


Nenhum comentário:

Postar um comentário