quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Projetos de lei em pauta para reunião plenária

Hoje, 27 de fevereiro, quinta-feira, acontecerá a 2ª Reunião Ordinária deste ano às 19h30min no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho. Convidamos você, seus amigos e família a participarem! Abaixo, encaminhamos os projetos de lei que devem estar na pauta desta reunião:

Projeto de Lei 98/2013 - que institui política municipal para juventude;
Projeto de Lei 110/2013 - inclui Dia Municipal da Juventude no Calendário Oficial de Eventos de Brumadinho;
Projeto de Lei 112/2013 - sinalização de caçambas com pintura reflexiva;
Projeto de Lei 113/2013 - obriga farmácias a listarem medicamentos do Programa Saúde Não Tem Preço;
Projeto de Lei 116/2013 - institui a Semana Municipal de Atenção ao Idoso;
Projeto de Lei 120/2013 - permite ao SEPRO o uso de lote ao lado da Escola Municipal Lidimanha;
Parecer do Tribunal de Contas sobre as contas da Prefeitura no exercício de 2003.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) publicou ontem, 25, em seu blog e aqui no face, matéria intitulada “Prefeitura cancela reunião da Secretaria de Esportes”. Hoje, recebemos um e-mail em que uma cidadã, da Secretaria de Planejamento, diz que tinha recebido “cópia do ofício nº 22 da Câmara Municipal cancelando a reunião”. A cidadã disse que gostaria que o vereador “explicasse quem está falando a verdade. O Ofício 22 da Câmara ou o seu blog?”.
Conversamos então com o setor de Comunicação da Câmara e com a Secretaria de Esportes para entender o que aconteceu. Esclarecemos que a Prefeitura NÃO CANCELOU A REUNIÃO, e pedimos desculpas ao Governo, à Secretaria de Esportes e à cidadã que nos perguntou quem falava a verdade. A publicação de ontem foi feita depois que a Presidência do Legislativo, através de uma assessora, esteve no gabinete do vereador Reinaldo Fernandes e informou que a Prefeitura tinha desmarcado a reunião. Hoje o vereador conversou com o Secretário de Esportes que explicou que sua Secretaria estava preparada para a reunião mas que foi a Câmara que telefonou para falar sobre cancelamento dela.

O gabinete do vereador Reinaldo Fernandes lamenta o incidente e as informações incorretas. E lamenta mais ainda que a Câmara, apesar de ter aprovado a Lei, não tenha o necessário conhecimento dela: a reunião, nos termos da Lei 2018/2013, deve ser comandada pelas Secretarias e não pela Câmara. A Câmara apenas cede o espaço. Não é obrigação da Câmara, nos termos da lei, organizar a reunião. O que a Câmara deve fazer – e deveria ter feito -, se a Câmara achar que esse tipo de reunião é importante, é ajudar na convocação. Só isso.   

Vereadores apresentam projeto de lei sobre aposentadoria para servidores

A pedido do SindUTE - Sindicato que representa os professores de Brumadinho -, os 13 vereadores, TODOS ELES, apresentaram um Projeto de Lei que trata da aposentadoria dos professores municipais que são concursados em dois cargos. A Constituição Federal garante que os professores brasileiros possam ter dois cargos públicos e possam se aposentar nos dois. E que podem se aposentar em um e continuar noutro. Apesar dessa garantia da Constituição, em Brumadinho isso não está escrito nos Estatuto dos Servidores de Brumadinho, e quando um (a) professor (a) aposenta em um cargo, a Prefeitura o exonera do outro, ou seja, o impede de continuar trabalhando noutro cargo para o qual foi concursado.
Para resolver essa situação, o Sindicato enviou um anteprojeto de lei (sugestão) para TODOS os vereadores, solicitando que ele fosse transformado em projeto. A iniciativa do projeto de lei foi do vereador Reinaldo Fernandes (PT). Mas o vereador apenas transcreveu o anteprojeto enviado pelo SindUTE, colocando-o na melhor técnica legislativa para que TODOS OS VEREADORES pudessem assinar e se tornar autores.    

O PL já foi distribuído às Comissões Permanentes da Câmara e aguarda Parecer Jurídico da assessoria do Legislativo. Deverá ser votado no mês de março. Uma vez que TODOS os vereadores são autores, com certeza o PL será aprovado por unanimidade. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura cancela reunião com Secretaria de Esportes

A reunião com a Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos, marcada para hoje 25 de fevereiro, às 19h30min no Plenário da Câmara Municipal foi CANCELADA pela Prefeitura. Segundo informações de funcionários da Casa Legislativa, que atenderam ao pedido do Executivo, a Prefeitura "não divulgou e não informou a população sobre a reunião e precisará remarcar". A Lei 2018 de 2013, que instituiu reuniões públicas com as secretarias da Prefeitura Municipal, é de iniciativa do vereador Reinaldo Fernandes e de autoria de todos os vereadores da Câmara e, foi sancionada em dezembro do ano passado. Ainda não existe uma data formal para a nova reunião. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Participe da reunião com a Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos

A primeira reunião, instituída pela "Lei das Reuniões", será com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Eventos, no dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 19h30min, no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho.
Essa é a primeira das reuniões previstas pela Lei nº 2018/2013. Por iniciativa do vereador Reinaldo Fernandes (PT), mas de autoria de todos os vereadores, o Projeto de Lei previa que, em todo mês, cada Secretaria da Prefeitura Municipal de Brumadinho prestasse esclarecimentos e informações para a população, através de reuniões públicas, sobre seus projetos, ações etc. A lei foi sancionada pelo Prefeito Brandão. Cada mês, uma Secretaria deverá se pronunciar sobre o que fez, os resultados e o que pretende fazer. A primeira é a de Esportes, Lazer e Eventos.
A Lei prevê também que metade do tempo seja para participação da população. Você poderá se pronunciar na tribuna, fazer perguntas, elogios, sugestões e reclamações. É um projeto inovador, que tem tudo para dar certo se a população participar.

Deixamos o convite a você, a sua família e aos amigos. Vamos fazer parte das decisões da cidade e nos informar a respeito de tudo o que acontece! Estamos esperando você! 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Reinaldo participa de reunião na Cohab

Prefeitura e Odebrecht se comprometem a resolver os problemas

Na noite desta terça-feira, 18 de fevereiro, o vereador Reinaldo Fernandes e sua assessoria parlamentar participaram de uma reunião no bairro Maria Ana de Souza, popularmente conhecido como Cohab, sobre os problemas enfrentados no bairro, em especial o trânsito de caminhões e poeira da estrada Conquistinha. Com atraso de alguns minutos, o Secretario de Planejamento da cidade, sr. Bones, iniciou a discussão e, ao seu lado, estava o Secretario de Meio Ambiente, sr. Hernane Abdon, que logo após tomou a palavra. Abdon disse que a Prefeitura de Brumadinho assinou, no dia 6 de dezembro, um termo de Compromisso de Compensação Municipal com a empresa MMX Sudeste Mineração, do empresário Eike Batista. A cláusula do objeto obriga a MMX a realizar o asfaltamento (incluindo base, sub-base, massa asfáltica, drenagem, pintura, sinalização e revegetação de taludes) da Estrada Municipal denominada "Conquistinha", num total de 3,8 km, conforme projeto já existente; as obras devem começar no final de março deste ano. O secretário informou que o projeto será feito em uma pista apenas (existem duas pistas na estrada), já que não seria viável para o bairro ter duas estradas chegando e saindo, pois o fluxo seria drasticamente reduzido à uma rua, o que geraria problemas. A Prefeitura se comprometeu a realizar reuniões e conversas com as mineradoras e transportadoras do Município, no sentido de estabelecerem e fazerem cumprir a lei (Decreto 322/2013), de modo que caminhões carregados ou vazios não possam trafegar na Cohab e na Conquistinha (do trecho que sai da Cohab até o trecho que liga São Joaquim de Bicas). Os secretários ainda confirmaram o loteamento do empresário Bernardo Paz, fundador do Instituto Inhotim, que será feito próximo à Cohab. Como compensação será feita uma avenida interligando os bairros e uma nova ponte sobre o rio Manso. Apesar de todos estes projetos e propostas de grande valia para a Cohab, os moradores ainda estavam descrentes e ansiosos por medidas rápidas.
A assessoria do vereador Reinaldo, representada por Gibran Dias, morador do bairro Cohab, questionou os secretários sobre as ações de curto prazo, pois lembrou que "o asfalto e as novas pontes que serão feitos, virão em meses; são projetos de médio e longo prazo [...] o povo não aguenta mais respirar pó de minério, e ter rachaduras em suas casas devido ao trânsito de caminhões" e cobrou da Prefeitura e da Odebrecht ações rápidas, em conjunto. O representante e porta-voz da Odebrecht - empresa que está no Município cumprindo contrato com a COPASA (obras de infraestrutura e ampliação do sistema Rio Manso) - sr. Jorge, informou que disponibilizará dois caminhões pipas para limpeza do bairro, a ser iniciada neste sábado dia 22 de fevereiro e, irá dispor de um caminhão diariamente para molhar as ruas do bairro, minimizando a poeira e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. 

O porquê da reunião

A reunião  fora convocada pelos próprios representantes da Odebrecht, pois no dia 13 de fevereiro, quinta-feira, os moradores fizeram um protesto no início da Conquistinha, colocando uma barricada de entulhos, galhos e terra, bloqueando a passagem. No mesmo dia, o ônibus da empresa que levava funcionários não conseguiu passar. Uma representante da Odebrecht foi até o local conversar com os moradores, inclusive com a srª Patrícia Neves, uma das pessoas mais afetadas pela poeira em todo o bairro (senão de toda a cidade). Após a retirada da barricada por parte da Prefeitura, a Odebrecht se comprometeu a ajudar no que for possível, segundo informações dos próprios moradores. Além disso, este problema vem sido combatido e relatado por várias pessoas, não apenas cidadãos da Cohab, mas também do Progresso e até mesmo da região central. Na mídia local, a assessoria do vereador Reinaldo tem publicado vários textos sobre este problema, desde o início de 2013, quando o tráfego de caminhões se tornou mais intenso no bairro Cohab.
População, revoltada, coloca barreira na estrada

Reinaldo se pronuncia e cobra mais severidade

O vereador petista solicitou aos senhores secretários Bones e Hernane Abdon que a Prefeitura seja mais severa e tenha mais seriedade com este tema, que trate com mais compromisso e puna os descumprimentos dos termos de cooperação. Lembrou que no mandato passado, a MMX, quando precisou de uma anuência (autorização) para um empreendimento, assinou termo com a Prefeitura e não cumpriu. Depois, quando precisou de nova autorização, a Prefeitura deu a anuência, a empresa assinou outro termo e novamente não cumpriu. Reinaldo perguntou se agora, que a MMX está assinado pela terceira vez e se comprometendo, o que a Prefeitura faria se ela não cumprisse. O Secretário de Planejamento garantiu que, se a MMX não fizer o asfaltamento, seu alvará de funcionamento será cassado, ou seja, a empresa será "fechada" em brumadinho, não poderá continuar minerando.
Reinaldo lamentou ainda os outros pelos quais os moradores da Cohab vêm sofrendo e se dispôs a ajudar no que for preciso e necessário. O vereador disse ainda que "espera ações concretas e que as coisas saiam do papel, pois os moradores estão cansados  e a Cohab vem sido esquecida de tempos em tempos; entra governo, sai governo e continua a mesma coisa; sem resoluções, sem resolver os problemas".

Vereadores participam da reunião

A Câmara Municipal esteve presente na reunião através de seus vereadores. Além de Reinaldo Fernandes (PT), estiverem presentes Hideraldo Santana (PSC), Alessandra do Brumado (PPS), Betinho (PROS) e Renata Maríliam (PSB). O vereador Hideraldo, morador do bairro Progresso - que também sofre com poeira, barulho e rachaduras em sua casa - relatou o caso da mineradora Ferrous, empresa que havia se comprometido a limpar e preservar a avenida Inhotim. Ele lamentou que a Ferrous não faz mais nada a respeito e não cumpre o acordo feito com os moradores e, espera que a MMX e a Odebrecht não pratiquem a mesma atitude da Ferrous. 

Secretário de Planejamento promete sinalização e fiscalização

O sr Bones, secretário de planejamento, disse ao final da reunião que a Prefeitura tomará iniciativas. Segundo informou, são elas:

  • Colocação de placas de proibição do trânsito de caminhões, carregados ou vazios;
  • Reuniões com as mineradoras e transportadoras;
  • Fiscalização das vias do bairro Cohab com agentes de trânsito;
  • Capacitação de mais 30 agentes de trânsito para a cidade - que serão empossados de pois de terem passado o concurso público - , através de convênio com a BHTrans.
De imediato, ficou acordado que a Odebrecht irá realizar a limpeza das ruas do bairro e que em 30 dias uma nova reunião será realizada na sede a Associação do bairro, para averiguação dos compromissos e feedback da população.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Reunião com as Secretarias: uma proposta de transparência

No ano passado, o vereador Reinaldo Fernandes pesquisou e trabalhou por uma proposta de transparência para a Administração Municipal e o resultado foi o projeto de lei nº 86/2013, com autoria de todos os vereadores da Câmara, porém de iniciativa de Reinaldo. O vereador petista propôs que em todo mês cada Secretaria da Prefeitura Municipal de Brumadinho prestasse esclarecimentos e informações para a população, através de reuniões públicas, que ocorrerão no Plenário do Legislativo Municipal. A proposição foi votada e aprovada por unanimidade e, logo após, sancionada pelo Prefeito Brandão, tornando-se a Lei nº 2018/2013. 

As reuniões públicas

A lei "Institui reuniões públicas - uma a cada mês - para prestação de informações dos Secretários Municipais da Prefeitura e o Procurador Geral à população sobre a atuação e projetos da respectiva Secretaria Municipal e Procuradoria Geral do Município e dá outras providências", dessa forma, uma secretaria a cada mês deverá se pronunciar sobre o que fez, os resultados e o que pretende fazer. A relação ficou assim:

Fevereiro - Secretaria de Esportes e Lazer (dia 25, terça-feira)
Março - Secretaria de Planejamento (dia 25, terça-feira)
Abril - Secretarias de Governo e Administração (dia 29, terça-feira)
Maio - Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (dia 27, terça-feira)
Junho - Secretaria de Meio-Ambiente (dia 24, terça-feira)
Julho* - Secretaria de Saúde (dia 5 de agosto, terça-feira)
Agosto - Secretaria de Turismo e Cultura (dia 26, terça-feira)
Setembro - Secretaria de Ação Social (dia 30, terça-feira)
Outubro* - Secretaria de Educação (dia 4 de novembro, terça-feira)
Novembro - Secretaria de Agricultura (dia 25, terça-feira)
Dezembro - Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral (dia 16, terça-feira)
---------------------------------------------------------------------------------
 *a reunião da Secretaria de Saúde será no mês de agosto devido ao recesso parlamentar em Julho. A reunião da Secretaria de Educação será no mês de novembro devido à feriado em outubro, dia 28.


Participe da primeira reunião, com a Secretaria de Esportes e Lazer

A primeira reunião, instituída pela "Lei das Reuniões", será com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 19h30min, no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho, Praça da Paz Carmen de Oliveira Gonçalves, S/N, São Conrado. Você poderá se pronunciar na tribuna, fazer perguntas e reclamações, pois a lei estipula que 50% do tempo total será destinado ao cidadão. Deixamos o convite à você, sua família e amigos. Vamos fazer parte das decisões da cidade e nos informar a respeito de tudo o que acontece! Te esperamos lá!



sábado, 15 de fevereiro de 2014

COPASA descumpre lei e Reinaldo cobra providências


Empresa deveria ter parado a cobrança da Taxa de Esgoto desde 18 de janeiro

Na última sexta feira, 14, o vereador Reinaldo Fernandes (PT) esteve na Prefeitura para discutir sobre a questão da Taxa de Esgoto cobrada ilegalmente pela COPASA. Por iniciativa do vereador Reinaldo, mas de autoria de todos os vereadores, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei proibindo a cobrança da taxa. A Lei 2.025 foi sancionada em 18 de dezembro e a COPASA deveria parar com a cobrança a partir do dia 18 de janeiro. A empresa, no entanto, mais uma vez, desrespeita a população de Brumadinho, descumpre a lei e continua cobrando a taxa ilegal.    
Reinaldo Fernandes (PT) está enviando ofício à Administração (veja documento - OFGVRSF-140/2014 - na íntegra no blog do vereador http://vereador-reinaldopt.blogspot.com.br/) solicitando que sejam tomadas as providências previstas na Lei 2.025. A Lei prevê, em seu artigo 3º, que a COPASA será multada em torno de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), por autuação, caso continuasse fazendo a cobrança (conforme disposto no art. 5º). A Prefeitura precisa autuar e multar a COPASA.
Reinaldo solicita ainda que seja regulamentado o artigo 2º da lei que prevê a criação de uma comissão para fiscalizar o serviço de tratamento de esgoto da COPASA.

A luta continua

Reinaldo Fernandes (PT) continua sua luta para que a COPASA pare as arbitrariedades. Por sua iniciativa, e de autoria de todos os vereadores, a Câmara vai discutir Projeto de Lei que acaba com as isenções de impostos que a COPASA tem no Município. “Apesar de não cumprir nenhuma lei em Brumadinho, a COPASA é isenta de todos os impostos, o que é um absurdo”, declarou Reinaldo. “Por isso vamos acabar com essa isenção”, explicou o vereador do PT.  
O gabinete do vereador Reinaldo Fernandes (PT) estuda outras ações que serão feitas em relação à COPASA. 


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pauta da reunião plenária de hoje, 13 de fevereiro

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho
Endereço: Praça da Paz Carmem de Oliveira Gonçalves, s/n, São Conrado.
Local: Plenário da Câmara Municipal
Horário: 19h30min
Dia: 13 de fevereiro, quinta-feira.




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novas Comissões da Câmara Municipal de Brumadinho

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E LEGISLAÇÃO:
Alessandra Cristina - PPS
Lucas Machado - PV
Reinaldo Fernandes - PT

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, PROMOÇÃO SOCIAL E MEIO AMBIENTE:
Aurélio Porto - PDT
Herbert Ricci - PV
Hideraldo Santana - PSC

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
Carlos Mendes - PDT
Henerson Rodrigues - PP
Vanderlei de Castro - SDD

SUPLENTES COMUNS ÀS TRÊS COMISSÕES:
Alessandra Cristina - PPS
Daniel dos Reis - SDD
Helbert Firmino - PROS