A primeira reunião, instituída pela
"Lei das Reuniões" - a do mês de fevereiro não aconteceu -, acontecerá
na próxima terça-feira, dia 25 de março, às 19h30min, na Câmara Municipal de Brumadinho. De acordo com a Lei nº 2018/2013, que institui as
reuniões, cada secretaria já tem sua data marcada na própria lei. O Art. 4º da
Lei determina que as reuniões “acontecerão na Sede
do Poder Legislativo Municipal, na última terça
feira de cada mês ou na terça feira seguinte,
se a última for feriado nacional ou municipal, e terão início às 19h30”. A reunião da próxima terça-feira é por conta da Secretaria
Municipal de Planejamento e Coordenação – SEPLAC.
A Lei nº 2018/2013 foi uma iniciativa
do vereador Reinaldo Fernandes (PT), mas de autoria de todos os
vereadores. A lei prevê que, em todo mês, cada Secretaria da Prefeitura
Municipal de Brumadinho preste esclarecimentos e informações para a população,
através de reuniões públicas, sobre seus projetos, ações etc. Cada mês, uma
Secretaria deverá se pronunciar sobre o que fez, os resultados e o que pretende
fazer.
O art. 5º da Lei prevê que as reuniões “serão organizadas de
tal forma que no mínimo 50% (cinquenta por cento) do tempo sejam reservados
para que a população faça uso da palavra, falada ou escrita, dando aos
populares a oportunidade de solicitar esclarecimentos, fazer perguntas,
críticas e/ou dar sugestões.” “É um projeto inovador, que foi abraçado pela
Prefeitura, que tem tudo para dar certo se a população participar”, diz Reinaldo Fernandes (PT).
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