segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ponte da Cohab e Estrada da Conquistinha receberão nomes

O vereador Reinaldo Fernandes (PT), protocolou no último dia 26 de junho, sexta-feira, dois projetos de lei, que dão denominação à ponte do bairro Cohab Maria Ana de Souza e à Estrada da Serra da Conquistinha. O PL  95/2015 prevê que a Estrada da Conquistinha, que se inicia ao final da Rua Belmiro da Silva Moreira, na Cohab, e vai até a BR 381 via Serra da Conquistinha, passará a se chamar "Estrada Ademir Ribeiro Neves". Já o PL 96/2015 dá denominação de "Ponte Antônio Egídio da Silva" à ponte que está na entrada do bairro Cohab, sobre o rio Manso. 


A Estrada da Conquistinha, como é popularmente conhecida, é uma via de acesso histórica na cidade. Com início no final da Rua Belmiro da Silva Moreira, no Bairro Cohab, e terminando na BR 381, esta via dá acesso à mais importante estrada federal do país, ligando Brumadinho ao resto do Brasil. Estrada de caminhoneiros, estrada do minério de ferro, a “Estrada da Conquistinha” foi asfaltada recentemente pela empresa MMX Mineração, através de uma compensação ambiental firmada coma Prefeitura Municipal de Brumadinho. Alvo de debates e matérias jornalísticas, ela ainda continua sem nome. O PL 95/2015 apresentado por Fernandes visa denominá-la de Estrada Ademir Ribeiro Neves. Ademir era motorista de caminhão. Recebeu recentemente moção de pesar na Câmara Municipal, apresentada pelo Vereador Hideraldo Rogério Santana. Ademir R. Neves é filho destas terras. Nasceu no dia 02 de setembro de 1962, foi caminhoneiro por quase toda a sua vida. Faleceu aos 22 de julho de 2013. "Como toda a sua vida foi na estrada e, por inúmeras vezes desceu e subiu pela Estrada da Conquistinha, nada mais justo do que homenagear uma pessoa querida por muitos desta cidade e, não obstante, dar nome à Estrada da Conquistinha de um verdadeiro caminhoneiro" - disse Reinaldo. 


Já a ponte do bairro Cohab passará a ser chamada de "Ponte Antônio Egídio da Silva". Sr. “Antônio da Dalva”, como era conhecido no bairro e em toda a região de Brumadinho, foi um mecânico de excelência, marido, pai de 17 filhos, avô de dezenas de netos e também bisavô. Antônio Egídio da Silva, nascido em 17 de março de 1928, viveu no bairro Cohab durante 21 anos. Egídio era trabalhador e desde os 13 anos de idade já se sujava com graxa e óleo automotivo. Dele foi a primeira oficina em Brumadinho em 1950. Começou sua carreira aos 13 anos na Usina, aos 14 foi classificado a mecânico e se tornou referência da profissão na cidade. Criou 17 filhos com a esposa, Dalva Dias de Souza Silva. Trabalhou na antiga Ferteco e sempre manteve uma oficina própria. "Antônio faleceu aos 81 anos de idade, no Hospital Regional de Betim, em 18 de julho de 2009. Sua importância para a cidade e para o bairro Cohab é imensurável" - concluiu o vereador petista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário