quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

#fechadocomvocêem2015

Eu sei: você é uma pessoa que deve estar cansada de ler tanta mensagem neste fim de ano e já está até desistindo de ler algumas. É um tal de Paz, Saúde e Prosperidade que você não aguenta mais! Então, vamos à prática!

Eu te desejo, de todo o meu coração, que em 2015 você tenha:

Relações sexuais incríveis, orgasmos inesquecíveis, sexo de infarto.
Que você trabalhe honestamente, mas pouco, e que te paguem o triplo.
Que você pratique algum esporte, faça caminhadas, cante e dance muito.
Que ame muito seus filhos, se os tem; ou que faça algum, porque filhos é a coisa mais linda do mundo!
Que viaje, faça poemas, leia romances, brinque e curta um grande amor.
E que, se as coisas derem errado, que tenha fé e força para recomeçar sempre.
Que continue sendo a pessoa bacana que tem sido, tanto nos bons quanto nos maus momentos.
Que você seja uma pessoa solidária e ajude a mim e aos outros a construirmos um mundo melhor.
Que cometa pelo menos uma loucura neste ano.

E saiba que:

Se você não enviar esta mensagem para 10 pessoas antes de terminar o dia... NÃO VAI ACONTECER NADICA DE NADA!
Mas, se você gastar menos tempo no facebook, no whatsapp, no twitter e mais na vida real, saindo com os amigos e se esbaldando, rindo, fazendo piadas das dificuldades, abraçando, beijando, tocando as pessoas reais... você vai ser muito mais feliz! 

Beijo e abraço forte!

A gente se vê por aí!


Reinaldo

#fechadocomvocêem2015

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Projeto de Lei do Vereador Reinaldo propõe fim da fome, da bajulação, do pessimismo, iras e invejas; maior tempo para abraços, e um céu cheio de esperança

CÂMARA MUNICIPAL DE BRUMADINHO

     Praça da Paz Carmem de Oliveira Gonçalves – s/nº – São Conrado – Brumadinho – MG – CEP: 35.460-000
Gabinete do Vereador Reinaldo Fernandes – Partido dos Trabalhadores


PROJETO DE LEI Nº ......../2014

Dispõe sobre o melhor aproveitamento do tempo do Natal no âmbito do Município de Brumadinho – MG e do mundo, estipula o ano de 2015 melhor do que 2014 e dá outras providências.


O povo do Município de Brumadinho, por seus representantes na Câmara Municipal aprovou e eu, Vereador Reinaldo Fernandes, sanciono a seguinte lei:

Art. 1º "Fica decretado que, no Município de Brumadinho, toda dieta se reverterá em benefício do prato vazio de quem tem fome, e que ninguém dará ao outro um presente embrulhado em bajulação ou escusas intenções."

Art. 2º "Fica decretado que o tempo gasto em “amigos-ocultos”, que o tempo gasto em lojas, em shoppings, que o tempo gasto em fazer laços em embrulhos de presentes seja muito inferior ao dedicado a dar abraços."

Art. 3º "Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém."

Art. 4º Fica decretado, também, que o ano de 2015 será muito melhor do que 2014, e que nosso céu de cobrirá de estrelas cheias de esperança.

Art. 5º Fica decretado que todos que nos acompanham nesta luta permanente pela dignidade humana terão o Natal e o Ano Novo mais belo do mundo.

Art. 6º Esta lei entre em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário, em especial todo pessimismo, toda vaidade e todo ressentimento.



 
Vereador Reinaldo Fernandes
Partido dos Trabalhadores - PT

Sala das Sessões, dezembro de 2014


Justificativa:

O tempo do Natal traz o desperdício das mesas fartas, ceias aqui, ali, os infinitos “amigos-ocultos” (um no trabalho, outro da turma do futebol, mais um do pessoal da escola, mais um da família, mais um, mais um...). A obrigatória troca de presentes, a obrigação de enviar mensagens, o consumo, o consumo, o consumo...
Mas o tempo de Natal é também um tempo novo, hora dos abraços e beijos, do carinho, do perdão, do coração mais leve, dos desejos de que o mundo seja melhor e de que o ano que se aproxima seja sempre melhor do que o que acaba. Tempo de esperança!
Proponho, com o objetivo de contribuir com um Natal mais do coração do que do consumismo, o presente Projeto de Lei e conto com o apoio dos nobres colegas para sua aprovação. E implementação.




Vereador Reinaldo Fernandes
Partido dos Trabalhadores - PT


Sala das Sessões, dezembro de 2014

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reinaldo participa da entrega do Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável

Aconteceu, nesse sábado, 20 de dezembro, a entrega do Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável. O evento acorreu na Praça de Cultura, à noite, dentro das festividades de comemoração do 76º Aniversário de Emancipação Política de Brumadinho. 
Foram premiados 15 cidadãos e 3 entidades, num total de 18 premiações. Os troféus foram entregues pelo Secretário de Governo, Carlos Mendes, e o vereador Reinaldo Fernandes (PT), autor da iniciativa que resultou na Lei 2.054/2014, que criou o Prêmio. Cada premiado foi chamado individualmente ao palco onde recebeu os cumprimentos dos representantes da Prefeitura e Câmara Municipal, posou para foto e, quem quis, agradeceu. No rosto de cada um, muita alegria pelo reconhecimento do Município pelo que fazem por ele. Depois, todos foram reconduzidos ao stand armado no local onde foram fotografados com amigos e familiares, Carlos Mendes e Reinaldo Fernandes.


“Muitos chegaram aqui em cima e agradeceram a gente pelo reconhecimento”, disse Reinaldo Fernandes em sua fala de encerramento. “Não, não são eles que devem agradecer! Nós que é agradecemos a cada um, agradecemos o exemplo que eles dão, o que fazem por Brumadinho. O mundo precisa, cada vez mais, de pessoas do bem. É isso que essas pessoas são: pessoas do bem! Pessoas boas! Temos que aprender com elas, seguir seu exemplo”, completou. “No ano que bem tem mais, espero que possamos fazer uma festa mais bonita ainda”, finalizou Fernandes.
Os premiados foram: Padre René (Categoria “Simpatia e Boa Educação”); Custódio Antônio Passos de Araújo, o Tódi; “Deixa que eu chuto” e Maria da Conceição Mendes, a dona Zica (Categoria “Solidariedade”), Norberto Giovaninni Ribeiro (“Democracia”); Cássio Vilela Prado, Wesley Raimundo Ribeiro e Geralda Vaz, a Dica (“Inclusão Social”); José Raimundo Pinto (“Limpeza”); Renato Motha (Cultura); Escola Sathya Sai (Educação - corpo docente); Marcos Antônio Coelho (Educação - corpo discente); Edna Lúcia Teixeira de Lima Gomes (Saúde); Thiago França e Valdir de Castro de Oliveira (Informação); Abrace a Serra da Moeda, Roberto Caldeira Barros e Maíz D’Assumpção (Meio Ambiente).
O objetivo do Prêmio é “reconhecer e valorizar as pessoas e/ou entidades que, destacadamente, contribuem para transformar Brumadinho em uma cidade mais democrática, justa, saudável e solidária”.
     
ONG "Abrace A Serra da Moeda" recebeu das mãos do Vereador
Reinaldo Fernandes (PT) e do Secretário de Governo, Carlos Mendes,
o Prêmio na categoria "Meio Ambiente": Casa Branca faturou um
terço do Prêmio (foto: Hebrom Tebas)






sábado, 20 de dezembro de 2014

Governo e Vereadores impedem democratização do Conselho de Cultura

Vereadores Ninho, Hideraldo, Aurélio do Pio, Cuecão e Cuecão votam contra

A lei que criou o Conselho de Cultura é de 2001. É uma lei atrasada, ultrapassada, anti democrática e nada transparente. Além disso, a Lei beneficia o Governo em detrimento da população. Tendo em vista a Lei que não atende aos tempos atuais, e respeitando decisão da Conferência de Cultura, o vereador Reinaldo Fernandes (PT), Presidente do Conselho, vem tentando, desde 2013, mudar a Lei. No Conselho, o Diretor de Cultura, Gustavo Morais, tem tentado protelar a discussão, usando de vários artifícios. Na Câmara Municipal, Reinaldo Fernandes tentou fazer a discussão avançar, mas o Projeto de Lei foi barrado, com a atuação de Marta da Maroto, Secretária de Turismo e Cultura, e Gustavo Morais, Diretor de Cultura, com a ajuda do vereador Ninho. O Projeto de Lei que democratizaria e daria transparência ao Conselho foi discutido em três reuniões de Comissões da Câmara. Na primeira vez, o vereador Ninho pediu que não fosse discutido, dizendo que queria discutir com os conselheiros mas recusou-se a ir à reunião do Conselho para discutir. Já Marta da Maroto esteve na Câmara no dia 15/12 e trabalhou para que o projeto não fosse discutido, enquanto o vereador Ninho pedia novamente para a discussão ser adiada, sem usar um argumento sequer.
No dia 17 foi a vez do Diretor de Cultura, Gustavo Morais, comparecer à Câmara para impedir a democratização e transparência do Conselho.

Vereadores impedem Projeto de ir à votação no Plenário

Quatro vereadores impediram que o Projeto de Lei de Reinaldo ao menos chegasse ao Plenário para ser decidido pelos 13 vereadores. Ainda nas comissões votaram contra o Projeto os vereadores Ninho, Hideraldo, Aurélio do Pio e Cuecão. Como a votação ficou empatada, o vereador Herbert Cuecão, Presidente das Comissões, pode votar novamente para desempatar, e, novamente, votou contra. Votaram a favor Reinaldo, Lucas e Alessandra.    
“É lamentável essa atitude desses vereadores”, disse Reinaldo. “Mesmo depois que eu expliquei em três reuniões como o Diretor de Cultura age para não deixar essa discussão ser feita e aprovada uma proposta que democratize o Conselho; mesmo depois que eu apresentei os fatos, tudo registrado em atas assinadas também pelo próprio Diretor, e externei o sentimento que tenho de que a Secretaria de Turismo e Cultura tem muita dificuldade de conviver com a ideia de que o Conselho de Cultura é deliberativo e pode decidir sobre a Cultura em Brumadinho, esses vereadores, sem conseguir apresentar argumentos contrários, votam contra”, lamentou o vereador Reinaldo. “Ninguém é dono da verdade, nem eu! Mas você ver uma proposta rejeitada sem que as pessoas tenham coragem de argumentar, é triste. Se eles não têm argumento, sou obrigado a acreditar que são mesmo contrários à transparência e a democratização do Conselho, além de não respeitarem decisões coletivas como essa, da Conferência”, concluiu Reinaldo Fernandes.
A democratização do Conselho foi uma decisão da Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2013, com participação de dezenas de pessoas interessadas no tema.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Câmara agora, só ano que vem!

Serão 16 dias sem funcionamento


A Câmara Municipal de Brumadinho não trabalha mais neste ano! E nem no início de 2015. Serão 7 dias de recesso, ainda neste ano; mais um de 2015, sem servidores ou vereadores. No total, serão 16 dias sem funcionamento, do dia 20/12 até 4/1. A decisão foi tomada pelas duas Presidências, a atual e a que chegará. Atendimento no Procon, SERAC, presença de vereadores, nada disso por enquanto.
Seja como for, estou à disposição, e podem entrar em contato comigo pelos e-mails ou pelo meu telefone.  
Enquanto isso, desejo que todos nossos leitores tenham um Natal tranquilo, de muita Paz, muita Luz, e que reine o Amor. Porque, acima de tudo, está o amor! E que 2015 seja melhor do que 2014. E que possamos, todos nós, manter nossa luta por uma sociedade cada vez melhor, para todos, sem excluídos, dividindo tudo: bens materiais, solidariedade, amizade, carinho, luta, beijos, abraços! Que venha 2015!


Vereador Reinaldo Fernandes 

Feliz natal e próspero ano novo!


*Estaremos ausentes do dia 20 de dezembro até o dia 04 de janeiro! 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Artistas locais ficam sem seus 400 mil reais

Vereadores Itamar Franco, Ninho, Betinho, Xodó, Ró do Tejuco, Crentinho e Aurélio do Pio, sem um argumento sequer, votam contra artistas locais sob o olhar do Secretário de Planejamento, Cerson Machado, e do Diretor de Cultura, Gustavo Morais

Os artistas locais ficarão sem os R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) em 2015. O dinheiro seria disponibilizado no Orçamento de 2015, através de uma emenda apresentada pelo vereador Reinaldo Fernandes (PT), Presidente do Conselho de Cultura. Apesar de a emenda ter sido aprovada na segunda feira, 15, na reunião das Comissões Permanentes, ela foi derrubada na reunião de ontem, 17 de dezembro. Em pleno Dia de Aniversário de Brumadinho, o presente do Governo Municipal aos artistas locais foi a decepção. 
Os recursos seriam direcionados ao Fundo Municipal de Cultura de Brumadinho e deveriam ser gastos, 100% deles, em Edital Público para beneficiar projetos culturais dos artistas locais. Através dos editais, os artistas locais poderiam apresentar projetos que seriam analisados pelo Conselho de Cultura, e, aprovados, receberiam recursos da Prefeitura de Brumadinho.

Vereadores votam CONTRA a ajuda aos artistas locais
Sete vereadores controlados pelo Prefeito Antônio Brandão votaram contra os artistas locais: Itamar Franco (PSDB), Henerson Rodrigues (PP), o Ninho; Helbert Firmino (PROS), o Betinho; Ró do Tejuco (PTB), Daniel Crentinho (SDD), Aurélio do Pio (PDT) e Vanderlei Xodó (SDD), este acusado recentemente de receber gratificação de função ilegal na Prefeitura.  “Em duas reuniões, esses vereadores não usaram um argumento sequer contra a proposta, apenas votaram contra os artistas locais, o que foi muito lamentável”, disse Reinaldo Fernandes (PT). “Outro fato lamentável foi saber que os vereadores votaram contra a proposta obedecendo ordem do Prefeito Brandão e da própria Secretaria de Turismo e Cultura, do Diretor de Cultura, Gustavo Morais”, lamentou Fernandes. “Eles votaram sob o olhar do Secretário de Planejamento, Cerson Machado, e do Diretor de Cultura, Gustavo Morais, que acompanhavam a reunião.
“Era uma emenda importantíssima, uma vez que o Fundo de Cultura, aprovado recentemente através de uma proposta da própria Prefeitura, existe mas não há nem um centavo nele”, disse Reinaldo. Por ser uma emenda tão importante eu não acreditava que algum vereador fosse posicionar-se contra. Os artistas locais precisam tanto dessa ajuda, e foi muito lamentável a atitude desses vereadores”, concluiu Reinaldo Fernandes
Todas as outras emendas importantes de Reinaldo foram reprovadas. A emenda que impedia o Prefeito Municipal de gastar milhões sem consultar a Câmara foi reprovada, também pelos votos de Itamar Franco, Henerson Rodrigues, o Ninho; Helbert Firmino, o Betinho; Ró do Tejuco, Daniel Crentinho, Aurélio do Pio, Vanderlei Xodó, Herbert Rommaris Ricci, o Cuecão, e ainda Hideraldo Santana. Todos esses vereadores também votaram contra a apuração de denúncias de improbidades administrativas feitas contra o prefeito Brandão.
Os vereadores que votaram contra as emendas de Reinaldo vão permitir que o Prefeito gaste em torno de R$ 174.000.000,00 (cento e setenta e quatro milhões de reais) sem consultar a Câmara Municipal. “Deram uma “carta branca” ao Prefeito, que, só nas últimas semanas, foi denunciado duas vezes na Câmara e uma no Ministério Público por improbidade administrativa, abriram mão da fiscalização que os vereadores têm o direito e a obrigação legal de fazer”, finalizou Reinaldo Fernandes (PT).    

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TIME LINE 2014 MANDATO COLETIVO


Neste ano de 2014, procuramos dar continuidade às lutas de 2013, como a busca pela paralisação da cobrança da Tarifa de Esgoto, a redução do IPTU entre outros. Entramos no Conselho de Cultura e procuramos sempre benefícios e direitos para os artistas locais, como por exemplo, criamos o PL que modifica o Conselho de Cultura, tornando-o mais democrático e menos dependente da administração e, a luta pelo desenvolvimento e aprovação do Fundo Municipal de Cultura com Edital Público para ajudar os artistas locais. Buscamos melhorar a vida do povo de Brumadinho apresentando projetos de lei que o beneficiam, como a “Lei das Reuniões”, que obriga cada Secretaria da Prefeitura a apresentarem um balanço do que fizeram até o momento; o projeto que derruba a cobrança ilegal da Taxa de Esgoto; o projeto que obriga as agências bancárias a oferecerem guarda-volumes; o projeto para garantir os direitos dos servidores em readaptação funcional entre outros. Enfim, trabalhamos todos os dias com o objetivo de cumprir os compromissos assumidos na campanha eleitoral e atender da melhor forma possível a população de Brumadinho.

Na transição de 2013 para este ano, o vereador Reinaldo conseguiu uma importante conquista para a população: IPTU mais barato para a população – emendas de Reinaldo fazem toda a diferença! http://vereador-reinaldopt.blogspot.com.br/2014/01/iptumais-barato-em-2014-reinaldopt.html

JANEIRO:


FEVEREIRO:


MARÇO:

ABRIL:

MAIO:

JUNHO:

JULHO:

AGOSTO:


SETEMBRO:

OUTUBRO:
NOVEMBRO:


DEZEMBRO:


MANDATO EM NÚMEROS:
  • Mais de 5 mil acessos ao blog vereador-reinaldopt.blogspot.com.br – totalizando mais de 13,5 mil acessos desde janeiro de 2013;
  • Mais de 600 acessos ao blog arquivosreinaldopt.blogspot.com.br – totalizando mais de 1,6 mil acessos desde janeiro de 2013;
  • Mais de 100 ofícios expedidos e protocolados, totalizando 240 ofícios desde janeiro de 2013;
  • 8 Requerimentos expedidos, totalizando 28 desde janeiro de 2013;
  • 35 indicações, totalizando 64 desde janeiro de 2013;
  • 5 moções, totalizando 8 desde janeiro de 2013;
  • 9 Decretos Legislativos, totalizando 11 desde janeiro de 2013;
  • 10 projetos de lei, totalizando 14 desde janeiro de 2013;
  • Devolvemos aos cofres públicos R$ 4.999,28 da verba de gabinete, totalizando R$ 9.426,20 desde janeiro de 2013;
  • Utilizamos R$ 88,00 da verba de gabinete em todo o ano, sendo que o valor mensal é de R$ 423,94. Total utilizado desde janeiro de 2013 é de R$ 490,00.

OUTROS:
  • O vereador participou de várias reuniões com autoridades, secretários e cidadãos de Brumadinho
  • Participou de todas as reuniões conjuntas de comissões, reuniões plenárias ordinárias e extraordinárias e reuniões do Conselho de Cultura
  • Prestamos 12 atendimentos diretos no gabinete
  • Enviamos mais de 10 mil e-mails para leitores 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Artistas locais terão 400 mil reais em 2015

Emenda do vereador Reinaldo foi aprovada por 2 votos  a 1

Os artistas locais terão R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) em 2015. O dinheiro será disponibilizado no Orçamento de 2015, e foi possível através de uma emenda apresentada pelo vereador Reinaldo Fernandes (PT), Presidente do Conselho de Cultura. Os recursos são para o Fundo Municipal de Cultura de Brumadinho e deverão ser gastos, 100% deles, em Edital Público para beneficiar projetos culturais dos artistas locais. Através dos Editais, os artistas locais poderão apresentar projetos que serão analisados pelo Conselho de Cultura, e, aprovados, receberão recursos da Prefeitura de Brumadinho.

“É uma emenda importantíssima, uma vez que o Fundo de Cultura, aprovado recentemente através de uma proposta da Prefeitura, existe, mas não há nem um centavo nele”, disse Reinaldo. “Hoje, na reunião de Comissões, o projeto recebeu 2 votos (dos vereadores Lucas e Reinaldo) e foi aprovado. Um vereador votou contra, e outra se absteve de votar, mas acredito que os demais vereadores vão aprovar a emenda no Plenário”, completou Fernandes.

“É um emenda tão importante que eu não acredito que algum vereador vai ser contra. Seria o mesmo que ser contra a Cultura de Brumadinho, e, o pior, é o mesmo que ser contra os artistas locais, que precisam tanto dessa ajuda, precisam demais. Tenho certeza de que os vereadores vão votar a favor”, concluiu Reinaldo Fernandes

A reunião do Plenário para aprovar a emenda de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para os artistas locais será realizada depois de manhã, dia 17, por volta das 14h30min, na Câmara Municipal.    


Na reunião de hoje, 15/12, Reinaldo ainda fez aprovar outras emendas importantes, como as que impedem o Prefeito Municipal de gastar em torno de R$ 174.000.000,00 (cento e setenta e quatro milhões de reais) sem consultar a Câmara Municipal. “Espero que os vereadores aprovem também essas emendas. Não aprová-las seria dar uma “carta branca” ao Executivo e abrir mão da fiscalização que os vereadores têm o direito e a obrigação legal de fazer”, finalizou Reinaldo Fernandes (PT).      

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mais uma denúncia contra o Prefeito; mais uma vez, denúncia é rejeitada pela maioria dos vereadores

Pode parecer pouca coisa, mas impedir os vereadores de fazer a fiscalização não é pouca coisa! Quando o Prefeito toma a decisão política de não responder aos pedidos de informações dos vereadores, especialmente aqueles pedidos discutidos e aprovados por todos ou pela maioria dos vereadores, o Prefeito está impedindo a fiscalização. É uma forma nada honesta, e muito menos transparente de lidar com o Poder Legislativo, legitimamente instituído. Essa tem sido a prática do Governo Tunico Brandão (PSDB) desde o início de seu mandato. Não fornecendo informações, impede a fiscalização e impede, por consequência, que os vereadores apontem desvios ou indícios de corrupção que poderia ser interrompida.
Dois desses Requerimentos aprovados cobravam informações sobre a COPASA. Requeriam ao Prefeito que informasse as razões pelas quais a Administração não cumpria leis referentes à empresa, como a que acabou a com a Taxa de Esgoto em Brumadinho, por exemplo. E porque não era iniciada a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – ou por que o Governo Municipal não cobrava da empresa o fornecimento de água para todo o Município, como Casa Branca, Tejuco e Aranha. Apenas sobre a COPASA, por exemplo, foram aprovados pedidos de informações duas vezes, sendo uma delas em 27/2/14 e outra em 14/8/14, ambos sem resposta. Sobre Folha de Pagamento dos servidores, foram aprovados vários Requerimentos como em 21/2/13, 13/2/14, 14/8/14, 9/10/14, todos sem resposta.

Atitude do Prefeito

O Prefeito poderia, legitimamente, articular os vereadores que ele tem sob seu domínio - a grande maioria – para impedir a aprovação dos Requerimentos de informações. Mas o Governo sempre optou por outro caminho: deixar os Requerimentos serem aprovados e não prestar informações. Ao optar pelo desrespeito às leis, municipais e federais, o Prefeito optou pelo caminho da prepotência, de achar que podia desrespeitar os Vereadores legitimamente eleitos pelo povo de Brumadinho. Assim, optou também por correr o risco de ser processado. Ou de enfrentar denúncias, uma após a outra. É o que começou a acontecer, depois de quase dois anos de paciência dos outros atores políticos e de vereadores não-alinhados.     

Mais uma denúncia

Na última sessão do Plenário da Câmara Municipal, 12 de dezembro, os vereadores voltaram a discutir outra denúncia contra o Prefeito Municipal, Tunico Brandão (PSDB).  “Votaram a discutir” é modo de falar, porque, a bem da verdade, apenas alguns vereadores se manifestaram, a maioria, que votou contra, apenas se calou e votou contra, sem nenhuma explicação, sem nenhum argumento. Pela segunda vez em duas semanas, a Câmara Municipal arquivou duas denúncias contra o Prefeito, a primeira em 27 de novembro.
Desta vez, a denúncia fora feita pela vereadora Alessandra Cristina (PPS). A vereadora acusava o Prefeito de se recusar a prestar informações à Câmara, pedidos votados e aprovados pelo Plenário da Câmara Municipal por todos os vereadores – inclusive os que são aliados incondicionais do Prefeito. À denúncia foram anexados vários documentos, entre eles o Ofício nº 065/2014, enviado ao Prefeito em 8 de abril de 2014, em que a Presidente da Casa Legislativa reiterava “solicitação de resposta” a nada menos do que 28 Requerimentos não respondidos. E lembrava ao Chefe do Poder Executivo que a recusa de prestar informações à Câmara poderia acarretar “crime de responsabilidade e infração político-administrativa”, nos termos do art. 69 da Lei Orgânica de Brumadinho, que trata do assunto.
Alessandra Cristina lembrou, no texto de sua denúncia, que, nos termos da Lei Orgânica, ao não responder os Requerimentos no prazo de 15 dias, o Prefeito incorreu “em crime de responsabilidade de acordo com o Decreto-lei 201/67.” 
A vereadora frisou que o art. 4º do decreto 201, Inc. III, determina que é infração político-administrativa por parte do Prefeito “desatender, sem motivo justo, as convocações e os pedidos de informações da Câmara Municipal quando feitos a tempo e em forma regular”, como foi o caso dos inúmeros Requerimentos aprovados pelo Plenário do Legislativo. A Vereadora requereu a formação da Comissão Processante contra o Prefeito.

Reinaldo do PT vota a favor das denúncias

Desta vez, o Executivo não mobilizou os servidores para pressionarem os vereadores, certamente por se sentir seguro com os 8 vereadores que tem em suas mãos: Ninho, eleito pelo Prefeito como Presidente da Câmara; os suplentes Ronaldo do Tejuco (PTB) e Itamar Franco (PSDB); Vanderlei Xodó (SDD), que trabalha na Prefeitura e recebe, além do salário, gratificação de função; Aurélio do Pio (cujo partido, PDT, ocupa Secretaria de Governo); Helbert Firmino Pena, o Betinho (PROS) e Herbert Romaris Ricci, o Cuecão (PV), ambos eleitos para a Mesa Diretora na chapa do Prefeito; e ainda Daniel Crentinho (SDD).
No entanto, o Prefeito mandou um enviado, o pregoeiro Mauro Fernandes, que usou a Tribuna para falar sobre as denúncias, usando, inclusive, palavras de baixo calão, como “uma ova”.
Já o vereador Reinaldo Fernandes (PT) refutou cada argumento levantado pela defesa do Prefeito, sem ser contestado por nenhum dos aliados de Brandão, que permaneceram calados, inclusive o “líder do governo”, Itamar Franco. Reinaldo disse que o Executivo deveria era explicar para a população as gratificações suspeitas, as horas extras suspeitas, o pagamento de um “prêmio” que não encontra respaldo legal nas leis municipais, e ainda não o fizera, um mês depois que as denúncias foram feitas à Câmara e ao Ministério Público.
“Aceito a denúncia porque a acusação é simplesmente verdadeira. O Prefeito não respondeu a dezenas de Requerimentos do Plenário conforme está nos anais desta Casa e do próprio Ministério Público. E nossa legislação é clara: constitui-se infração político-administrativa impedir a fiscalização e o impedimento ao regular trabalho da Câmara”, declarou o vereador petista depois de seu voto a favor.

Também votaram a favor os vereadores Lucas Machado (PV), Renata Parreiras (PSB) e Hideraldo Santana (PSC), impedida a vereadora Alessandra Cristina.   

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Participe da 20ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho!

Pauta de Reunião inclui 2 (duas) novas denúncias contra o atual Prefeito Antônio Brandão 
Também serão votados dois projetos de lei, sendo eles: o projeto que proíbe utilizar a água para lavar passeios/calçadas quando no tempo de escassez e, o que cria o Dia do Voluntariado - DIA V. 

Hoje quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho a 20ª Reunião Ordinária, às 19:30. Os vereadores votarão duas novas denúncias contra o Prefeito Brandão, apresentadas, uma, por Rafael Henrique Pinto (Rafael Pêty); outra, pela vereadora Alessandra Cristina, ambas por infrações político-administrativas. De acordo com o Decreto-lei 201/67, para serem aprovadas, as denúncias precisarão de receber votos da maioria dos presentes. Além da denúncia, dois projetos de lei serão votados:
  • PL 127/2014 - que proíbe o uso de água para lavar calçadas, passeios etc. quando no período de escassez - baixa oferta de água pela rede pública. 
  • PL 138/2014 - que cria o Dia do Voluntariado - Dia V. 
Haverá leitura, discussão e votação do requerimento nº 79/2014 (transformado em denúncia) e leitura de indicações. 

Lembramos que a participação popular vai além de ficar sentado e ouvindo os vereadores. Como cidadão, você tem o direto de se manifestar na Tribuna, levando à conhecimento público qualquer assunto. Para isso, basta se inscrever antes do início da reunião - procure um funcionário da Câmara! 


Neste Natal, ajude a quem precisa!

Peço sua colaboração para ajudar a AMAM – Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose - Colabore!


Neste Natal ajude a quem realmente precisa. Vamos nos unir em prol de algo que faça a diferença real na vida das pessoas. O "espírito natalino" de paz, união, solidariedade e alegria deve também abraçar os necessitados, bem como aquelas pessoas que durante todo o ano praticam este espírito. Vamos apoiar esta causa nobre! Com apenas R$ 5,00 (cinco reais) faremos a diferença! Abaixo, uma petição da Maíra, nossa colega de trabalho aqui da Câmara Municipal de Brumadinho. Faça parte! Colabore!Um abraço.

"Querido, querida,

Já faço esta campanha no boca- boca há algum tempo e ano passado fazendo pela internet tive um recorde que nem eu imaginava... Devido ao trabalho acabei deixando para a última hora, mas se você puder me responder até essa sexta-feira (12/dez/14), te agradeço demais!!!



Muitos já sabem, mas talvez você não, ou até já tinha esquecido disso. Eu tenho uma doença genética chamada Fibrose Cística, que afeta meus pâncreas e pulmões. O muco do meu corpo é muito viscoso e isso acarreta infecções respiratórias e o entupimento do canal que envia enzimas pancreáticas para a digestão de gorduras. Eu dependo de vários remédios, faço nebulização todos os dias, quatro vezes ao dia e quando o “bicho pega” às vezes preciso de internar. Este ano, internei duas vezes, fiquei mais ou menos uns 35 dias internada no total.

É difícil, mas eu não desisto. Essa medicação que eu tomo é de alto custo e só tenho acesso a ela por meio de uma ação judicial, mas graças a Deus, ganho a maioria dos remédios pelo estado. Dentre os que não ganho, uma bombinha que dura um mês custa em média R$300,00, mas com o desconto de um programa, consigo por R$205,00. Se eu fosse custear tudo, poderia chegar a R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) por mês.


Para que eu possa continuar tendo acesso gratuito aos medicamentos e atendimento médico multidisciplinar (pneumologista, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros) peço sua colaboração para ajudar a AMAM – Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose – Fibrose Cística. A AMAM (www.amam.org.br) trabalha com afinco para não deixar ninguém sem o tratamento adequado e ainda promove campanhas de divulgação e conscientização sobre essa doença que afeta centenas de pessoas, mas tem seus sintomas confundidos com outras doenças como pneumonia de repetição, diarreia, desnutrição e tosse crônica.

Todo ano ela realiza uma “Ação Entre Amigos” para ajudar a arrecadar fundos que são destinados a pagamento de 13º de seus funcionários e outras despesas administrativas como aluguel, produtos de limpeza, advogado, correio, etc.
Sortearemos uma TV Led 42” Full HD 
com entrada HDMI e USB e conversor digital no 1º Prêmio e um formo microondas de 30 litros no 2º Prêmio, no dia 24/12/2014. Cada número custa apenas R$5,00.

Se você participar e for sorteado, terá um presentão de Natal, mas independente disso, pode ter certeza de que você já é um ganhador só por ter apoiado essa importante causa. Se puder ainda me ajudar enviando essa carta a outros conhecidos seus, te agradeço mais ainda! Ano passado uma amiga enviou a um amigo que se solidarizou e comprou 200 números, ou seja R$1.000,00 (mil reais). Foi surpreendente!

Queria muito ultrapassar minha meta do ano passado... Posso contar com você?

Grande abraço! Feliz Natal e Ano Novo!!! Que Deus te abençoe!"
Maíra 


Para combinar de eu buscar o dinheiro, gentileza ligar para:
9621-2991 vivo
9357-6387 oi
3575-3706 casa – noite 
Se for fazer por depósito/DOC, seguem dados bancários: 
Nome: Maíra do Nascimento
Banco do Brasil
Agência 4446-6
Conta corrente: 8801-3
CPF: 012.570.946-37
__._,_.___