domingo, 3 de fevereiro de 2013


Vereador Reinaldo (PT) busca saídas para o IPTU

No final do ano de 2009, os vereadores da época votaram uma proposta de IPTU enviada pelo então prefeito Nenen da ASA. A proposta foi aprovada e o imposto teve aumento de até 2000%. No ano seguinte, sob a liderança de Reinaldo Fernandes, a população apresentou um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para reduzir o imposto aos níveis normais. Era o momento correto e com cobertura da lei para fazer a mudança. Mas os vereadores e o prefeito recusaram-se a aceitar a proposta do povo de Brumadinho. Depois de um ano de luta e uma dezenas de idas da população à Câmara, o prefeito foi obrigado a voltar atrás e diminuiu o imposto pela metade, para residências. Como já era o final do ano de 2010, o prefeito teve que aumentar outro imposto – o ISSQN – para outros contribuintes. E por que o prefeito teve que aumentar outro imposto?
A Lei Complementar Federal 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF), de 4/5/2000, proíbe o prefeito de reduzir impostos. Para reduzir impostos ele deve aumentar a receita (art. 14 da LRF). O aumento abusivo do IPTU foi um absurdo e desastroso ataque de Nenen da ASA e dos vereadores ao povo de Brumadinho. Mas o pior de tudo é saber que, ao fazer isso, prefeito e vereadores não pensaram nas outras consequências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Saber que a Lei não permite que o prefeito volte atrás, simplesmente, na questão do IPTU é o maior estrago, a maior herança maldita que os vereadores da legislatura passada e o prefeito deixaram para os cidadãos e empresários de Brumadinho.

Vereador Reinaldo reúne-se com Executivo

Desde o início do mandato, o gabinete do vereador Reinaldo Fernandes (PT) estuda saídas para melhorar a questão do IPTU. Mas como já era previsto, a Lei de Responsabilidade Fiscal é o grande problema deixado pelos ex-vereadores e por Nenen da ASA. Na última sexta feira, 1, o vereador e seu assessor Gibran Dias estiveram reunidos com o Secretário de Fazenda, Luizinho do Zeca; o Procurador Geral do Município, Walter Matozinhos; Cerson Machado, Departamento de Arrecadação e o prefeito Antônio Brandão para tratar do assunto. Na reunião ficou acertado que a Administração fará uma série de estudos para verificar o que poderá ser feito na tentativa de reduzir o imposto. A Administração tomará uma série de atitudes nesse sentido.
A LRF proíbe também ao Prefeito que faça mudanças sobre impostos para o mesmo ano. Esse é outro problema enfrentado pela Administração. Qualquer mudança do IPTU feita em 2013, só poderá entrar em vigor no ano seguinte, 2014.    
O vereador Reinaldo Fernandes acompanhará o trabalho da Administração, buscando uma saída séria e possível para o IPTU.         

Um comentário: