domingo, 21 de abril de 2013


Reinaldo Fernandes contra o Nepotismo

            O vereador Reinaldo do PT é contra o nepotismo, uma ilegalidade conforme a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal – STF. Nesse sentido, em requerimento datado de 5 de abril, Reinaldo encaminhou ao Prefeito pedido para que TODAS as pessoas que se encontrassem em situação de nepotismo fossem demitidas. Diante de reclamação de várias pessoas, o vereador do PT solicitou ao Prefeito analisar os casos indicados como "nepotismo" na Administração e, se constatada tal prática, que TODOS esses servidores fossem demitidos.
            O Requerimento foi aprovado por unanimidade na reunião do Plenário da Câmara, depois que o vereador Reinaldo explicou as razões do pedido. Reinaldo explicou que não se trata de perseguição a nenhuma pessoa e que a intenção é fiscalizar a legalidade e a moralidade na Administração.
            Antes mesmo de aprovar o requerimento no Plenário da Câmara, o vereador Reinaldo já havia sugerido pessoalmente à Secretária de Administração que não esperasse que o Ministério Público pedisse a demissão de pessoas em caso de nepotismo, que a Administração o fizesse sem esperar o MP. Depois, o vereador encaminhou ofício à Secretária no mesmo sentido.

            O que é o nepotismo

            O STF considera nepotismo o fato de prefeito ou presidente de câmara empregar em “cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, em função gratificada” pessoa que tenha na prefeitura ou câmara outra pessoa que esteja empregada em “cargo de chefia, direção ou assessoramento”. Em outras palavras, parentes não podem ser chefes ao mesmo tempo na Administração, recebendo os maiores salários.
            Reinaldo pediu ao Prefeito que fosse feita a demissão de todos, se existirem os casos, “em respeito à legalidade exigida pela referida súmula e a Constituição Federal. E, mais do que isso, em respeito à necessária moralidade na gestão de um órgão público, no caso, a Prefeitura Municipal de Brumadinho”.
            A presidente da Câmara disse que no Legislativo não há nenhum caso de nepotismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário