segunda-feira, 29 de abril de 2013


Cai o Decreto 48
 Prefeito revogou o Decreto hoje, 26, após reunião com Reinaldo Fernandes (PT) e outros vereadores

Hoje, 26 de abril, o Prefeito Antônio Brandão revogou o Decreto 48/2013, que limitava os direitos dos idosos de Brumadinho no uso de passe-livre no transporte coletivo municipal. A revogação aconteceu depois que o vereador Reinaldo Fernandes (PT) reuniu-se com o Prefeito Antônio Brandão (em 23/4) e com os Procuradores do Município (24/3) para discutir o Decreto. E depois da reunião do Plenário da Câmara, ontem, 25.  Reinaldo tentava convencer o Governo de que nenhum decreto poderia limitar os direitos dos idosos. 
Ontem, na Reunião dos vereadores, Reinaldo Fernandes (PT) apresentou um documento que ele, e mais 10 vereadores, assinavam pedindo ao Prefeito “a imediata revogação do Decreto 048/2013”. Reinaldo explicou aos vereadores, à população e membros do Governo Municipal presentes à reunião todo o processo de elaboração da Lei 1547/2006, de autoria da ex-vereadora Nara Paraguai (PT), e dos decretos que restringiam os direitos. O Decreto 128, de 29/11/12, de Nenen da ASA, definiu, ilegalmente, que a SARITUR receberia dinheiro do Município pelo transporte dos idosos. Outro decreto do prefeito derrotado nas urnas, o 135, piorava o primeiro e definiu, também ilegalmente, que a Prefeitura pagaria à SARITUR mensalmente, além de impor aos idosos cadastramento, uso de cartão eletromagnético, ter renda baixa e uma série de procedimentos ilegais. O 48, de Brandão, mantinha alguns itens dos dois anteriores, retirava o pagamento à SARITUR mas limitava o uso a duas vezes por semana. Depois das explicações de Reinaldo e do debate dos vereadores, a Secretária de Administração comunicou a todos que conversara por telefone com o prefeito e que ele decidira revogar o artigo do decreto que limitava as viagens. Apesar de ser muito aplaudida, o vereador Reinaldo tomou a palavra e explicou que o problema não estava resolvido, ainda se limitava outros direitos dos idosos e defendeu que o Decreto fosse revogado completamente, o que aconteceu hoje.  
O documento assinado por Reinaldo e
          mais 10 vereadores e recebido pelo
prefeito Brandão
 
 
Administração ouve vereadores e revoga decreto
          
O decreto 48/2013 foi revogado hoje. O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) esteve hoje na Prefeitura acompanhado dos vereadores Carlos Mendes (PDT), Hideraldo Santana (PSC), Aurélio do Pio (PDT), Ró do Tejuco (PTB) e Ninho (PP), além do vice-presidente do Conselho do Idoso, Antônio Paulorinho. Assinaram o documento solicitando “a imediata revogação do decreto” também os vereadores Lucas Machado (PV), Betinho (PP), Herbert Cuecão (PV), Daniel Crentinho (PTC) e Vanderlei Rosa (PV), que não puderam comparecer à reunião. A Presidenta do Conselho, Marcélia Gomes de Deus, também se reuniu com o prefeito no dia 23/4.     
A revogação do Decreto 048, através do Decreto 117/2013, de 26/4/13, reestabelece os direitos dos idosos, ou seja, eles têm novamente garantido o uso do transporte público municipal, a hora que quiserem, no dia que quiserem, quantas vezes quiserem, apresentando documento de identidade oficial, porque é isso que a Lei 1547 garante. “O envolvimento de todos os vereadores e do Conselho do Idoso, e a sensibilidade do prefeito Brandão foram muito importantes para essa vitória de nossa população”, avaliou o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Começamos a semana com um problemão. Mas a terminamos em paz”, concluiu o vereador do PT.  
O decreto 117, que revogou o 48
Antônio Paulorinho, vice-presidente do
Conselho do Idoso e os vereadores Aurélio,
Reinaldo Fernandes (PT), Hideraldo, Carlos
Mendes, Ninho e Ró do Tejuco, no dia
da revogação do Decreto 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário