terça-feira, 29 de setembro de 2015

Brumadinho emplaca asfaltamento da estrada para Casa Branca em Fórum do Governo de Minas

Vitória foi fruto de iniciativa promovida pelo Vereador Reinaldo Fernandes

“Uma vitória fantástica!”, declarou o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). O Vereador referia-se ao fato de o Município ter conseguido colocar uma de suas propostas como uma das 10 prioridades do Governo de Minas para os próximos anos no quesito “Infraestrutura e Logística” - “Estradas e Vias”. Trata-se da obra de asfaltamento da estrada Casa Branca/Sede de Brumadinho. A proposta emplacou o 8º lugar entre aproximadamente 80 propostas apresentadas por diversas cidades na 2ª Etapa do Fórum Metropolitano, realizada na Assembleia Legislativa no dia 26 de setembro.
Outra proposta levada pelo Município foi a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraopeba, incluindo aproximadamente 1 Km de estrada pavimentada e acesso à UPA – e futuro Hospital Municipal - e ao Centro Poliesportivo “Estação Conhecimento”, com melhorias do trevo de acesso que liga a Sede do Município às BRs 040 e 356, permitindo também o acesso mais rápido ao Instituto Inhotim. A nova ponte melhorará o acesso ao município e reduzirá o fluxo de veículos na área central, que provoca congestionamento de quilômetros, especialmente nos dias de maior visitação a Inhotim. Faltou um voto para que a proposta ficasse entre as 10 primeiras, mas emplacou o 12º lugar.  
Proposta de asfaltamento da estrada Casa Branca / Brumadinho
recebeu 43 votos e emplacou o 
8º lugar 

As duas propostas foram construídas pelo Vereador Reinaldo Fernandes (PT). Endossando as propostas, o Município levou 657 assinaturas ao Fórum, trabalho também articulado por Reinaldo. “Foi um trabalho e uma vitória coletiva”, frisou o Vereador do PT. O gabinete de Reinaldo do PT foi para a praça do Centro da cidade, onde os assessores Gleidson Alves e Gibran Dias colheram centenas de assinaturas. Em Casa Branca, o gabinete do Vereador Lucas Machado coletou outras centenas. O Secretário de Governo, Carlos Mendes, também se encarregou de colher dezenas de assinaturas, assim como outras pessoas.
No Fórum, ao defender as propostas, Reinaldo do PT mostrou aos presentes as centenas de assinaturas: “Não é uma proposta minha, mas represento aqui 657 pessoas que endossaram as propostas, e ainda 38 mil habitantes de Brumadinho, além de 228 mil turistas, de Minas, do Brasil e até do mundo, que visitam anualmente nossa cidade”, disse o Vereador do PT.
O Vereador Reinaldo Fernandes mostra as 657 assinaturas no momento
 em que defende as propostas de Brumadinho 
(foto: Larissa Fernandes)

Disputa na Assembleia

Várias centenas de pessoas reuniram-se na Assembleia para votarem as propostas. As 10 propostas mais votadas seriam apresentadas no plenário do Fórum ao final do dia, listariam como prioritárias, e todos iriam para o governo de Fernando Pimentel (PT). De Brumadinho estavam presentes 12 pessoas: além do Vereador Reinaldo Fernandes (PT), Jane Alves, Larissa Fernandes, Gleidson Alves, Willas Fernandes, Lucas Machado, Carolina de Moura, Norberto Giovannini, Caio Júlio, Lilian Paraguai, Marcos Sapatinha e Nara Paraguai.
Na foto acima, da direita para a esquerda, Caio Júlio, Norberto 
Giovannini, Reinaldo Fernandes, Lucas Machado e Willas 
Fernandes na reunião do grupo "Infraestrutura", onde as 
propostas foram votadas (foto: Carolina de Moura);
abaixo,  a partir da esquerda, Gleidson Alves, Jane, Reinaldo 
e Willas Fernandes, na Plenária Final, onde o Vereador 
leu as 10 propostas prioritárias  (foto: Larissa Fernandes)


Para emplacar suas propostas, Brumadinho aliou-se a outras cidades que defendiam propostas interessantes, como a volta do trem de passageiros e ampliação do metrô até Betim. “Assim, votamos em propostas dessas cidades, que nós também defendíamos, e conseguimos o apoio deles em nossas propostas”, explica Reinaldo do PT. O asfaltamento da estrada Casa Branca/Sede de Brumadinho recebeu 43 propostas e a construção de uma nova ponte, 37 votos. “Além disso, conseguimos eleger pessoas de cidades vizinhas à nossa na Comissão que vai continuar acompanhando todo o processo para defender nossas propostas no Governo de Pimentel”, completou Reinaldo. O Vereador foi um dos relatores do grupo de “Infraestrutura e Logística”, e leu as 10 propostas para todo o Fórum na Plenária Final, diante de centenas de pessoas e do Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG -, Wieland Silberschneider.  
Recentemente, o Vereador Reinaldo Fernandes (PT) esteve na Cidade Administrativa, onde se reuniu com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. Acompanhado do Deputado Estadual Rogério Correia (PT) e do Vereador Lucas Machado (PV), Reinaldo do PT foi levar as duas demandas ao Secretário. O Secretário comprometeu-se a analisar a obra, mas sugeriu que o Município se mobilizasse no Fórum Regional Metropolitano para fazer constar as duas propostas.
O Vereador Reinaldo Fernandes (PT), lendo as 10 propostas aprovadas
        como prioridade: asfaltamento da estrada Casa Branca / Brumadinho
em 8º lugar (foto: Larissa Fernandes)


Importância das obras

Inhotim, o maior Museu a céu aberto do Mundo, chegou à 2.000.000 (dois milhões) de visitantes desde sua abertura, em 2007, uma média anual de 228.000 turistas, o que é de suma importância para nossa cidade. A ponte – a menos de 0,5 KM da obra da COPASA, de captação de água do Rio Paraopeba para o Sistema Rio Manso -, melhorará o acesso à UPA – e futuro Hospital Municipal - e ao Centro Poliesportivo “Estação Conhecimento”. Além disso, permitirá também o acesso mais rápido ao Instituto Inhotim. A nova ponte melhorará também o acesso ao município e reduzirá o fluxo de veículos na área central, que provoca congestionamento de quilômetros, especialmente nos dias de maior visitação a Inhotim. Será, ainda, uma opção de acesso ao Distrito de Conceição de Itaguá, sem a necessidade de passar pelo Centro.
Já a pavimentação asfáltica da estrada de Casa Branca, de aproximadamente 20 KM, permitirá a integração do Município, o segundo maior da Região Metropolitana, com mais de 640 km², além de facilitar o acesso a Brumadinho a quem vem do Vetor Sul de BH e do Rio de Janeiro. “Casa Branca está, há muitos anos, praticamente abandonada pelo Poder Público local, e seus moradores merecem e precisam dessa obra”, defende Reinaldo Fernandes (PT).  

Um comentário:

  1. Ótimo parabéns, quero saber quando que vai começar a obra de Casa Branca a Brumadinho a pavimentação

    ResponderExcluir