sexta-feira, 15 de março de 2013


Reinaldo cobra devolução de dinheiro de candidatos, novo concurso, e tem várias emendas aprovadas na 3ª sessão do Plenário da Câmara

O vereador Reinaldo do PT mais uma vez se destacou na reunião do Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho. Inscrito para uso da Tribuna, o petista cobrou da Presidência do Legislativo a devolução imediata do dinheiro do Concurso Público de 2008. “Esse dinheiro não nos pertence, Presidente! E a população tem que recebê-lo e isso já demorou tempo demais!”, cobrou. Reinaldo lembrou que já se passaram 5 anos, 80 dias desde a posse dos novos vereadores, e um mês desde que ele, Reinaldo, e a Presidente reuniram-se com o MP. Cobrou também a realização do novo concurso: “Se nós, que somos vereadores, propomos e votamos leis, não respeitarmos a Constituição Federal, como vamos querer que a população nos respeite?”, questionou o vereador.
A Presidente respondeu dizendo que devolverá o dinheiro e fará o concurso ainda neste ano, mas que não o fará com “afobação”.
Reinaldo Fernandes (PT), cobrou 
devolução de dinheiro à população e
convidou para ouvir secretário explicar 
sobre o "Minha Casa, Minha Vida"

Reinaldo convoca a todos para discutir “Minha Casa, Minha Vida”

Ainda na tribuna, Reinaldo Fernandes convidou aos vereadores e a população presente na sessão para participarem da reunião com o Secretário de Ação Social para que este apresente informações sobre o programa "Minha Casa, Minha Vida" e sobre outros programas da pasta. Reinaldo lembrou que o programa, criado pelo governo de Lula (PT), é “algo extremamente benéfico para a sociedade, especialmente para a população mais carente”. O Requerimento convocando o Secretário foi aprovado por unanimidade há 15 dias. Reinaldo solicitou à Mesa Diretora que convocasse a população para a reunião, que acontece no dia 20 de março, às 19 horas. 

Sem moleza para os bancos: instituições devem cumprir lei em 60 dias

O Plenário discutiu o Projeto de Lei – PL - que torna obrigatório aos bancos de Brumadinho instalarem caixas eletrônicos mais baixos para deficientes físicos em suas agências. O prazo proposto no projeto era de 180 dias. Mostrando que os bancos tiveram lucros exorbitantes no último ano (o Itaú, por exemplo, obteve lucro de quase 13 bilhões, praticamente igual ao PIB do Paraguai no mesmo ano, 15 bi), o vereador Reinaldo propôs uma emenda substitutiva ao PL, reduzindo o prazo para 60 dias. “Os deficientes já esperaram demais e os bancos lucram demais”, argumentou o vereador, apresentando os dados aos colegas. A proposta de Reinaldo foi aprovada com 10 votos a favor. Os vereadores Betinho (PP) e Carlinhos do Brumado (PDT) votaram contra.  

Menos dinheiro para gastar sem licitação

Reinaldo emendou também PL do Poder Executivo que propunha que suas Secretarias gastassem 14 mil reais mensais em pequenas despesas, mais urgentes. Seriam 1000 reais para cada secretaria, sendo que três delas teriam 2 mil cada uma.  Reinaldo Fernandes fez uma emenda supressiva ao PL, mantendo o que garantia a lei anterior, apenas 1000 reais. A emenda foi aprovada por unanimidade: todos os vereadores votaram a favor. Presente à reunião, a Secretária de Administração, Valéria Moreira.

Preocupação com a COHAB

Foi lida em Plenário – e será encaminhada ao Prefeito Brandão – uma proposta de Reinaldo que beneficia o bairro Maria Ana de Souza, a COHAB. Reinaldo propôs, fazendo uma “Indicação”, que o “Poder Executivo, fazendo uso das dotações orçamentárias 16.0104.121.0005, 09.01.18.541.0024 e 23.01.26.782.0009.2155”, execute limpeza na Rua “A”.  
“A esquina da Rua João Lino Moreira com a Rua A está coberta por barro e lama, tornando a passagem de pedestres e carros perigosa e insalubre. Além deste, na mesma área, um espaço público – que está nas intermediações do Campo Canelão – é utilizado para despejo de lixo, dejetos e entulho. O local apresenta sinais e evidências de animais que transmitem doenças como mosquitos, ratos e cobras”, dizia o texto. A limpeza foi solicitada com caráter de urgência.

Solidariedade com as famílias de Mário dos Anjos e de Sr. Neneco

Duas Moções de Pesar apresentadas por Reinaldo foram lidas e aprovadas pelo Plenário. As duas apresentavam a solidariedade do vereador com a família do Sr. Mário dos Anjos, do bairro Santa Efigênia; e do Sr. Neneco, Daniel Silveira Athaíde, de Piedade do Paraopeba, falecidos recentemente. “Num momento de dor dos familiares, a gente não tem muito a fazer. Mas podemos ser solidários com a perda pela qual passa a família”, disse Reinaldo.  

Fiscalização

Ao final da reunião, Reinaldo comunicou aos presentes que receber a denúncia de que havia veículo da Câmara sendo usado paras buscar e levar em casa servidor do Legislativo. E pediu providências da Presidente da Casa.  


Próxima reunião da Câmara será em 21 de março

A próxima reunião da Câmara Municipal de Brumadinho acontecerá no dia 21 de março, quinta-feira próxima. A reunião, que seria dia 28, Quinta-feira Santa, foi antecipada. O vereador Reinaldo Fernandes convida a todos para participarem e acompanharem a ação do Legislativo da cidade. Nesta última sessão, mais uma vez um bom número de populares esteve presente ao Legislativo, o que aponta confiança em relação aos novos vereadores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário